Avançar para o conteúdo principal

Quatro Moradias em Carreço (2007)

Quatro Moradias em Carreço (2007-2012)

Situadas na freguesia de Carreço lugar de Paçô, este conjunto de quatro casas constitui-se no seu conjunto como um elemento qualificador de um meio eminentemente rural e de caraterísticas ambientais bem definidas. A estrutura viária irregular e, aparentemente, não hierarquizada; os altos muros de perpianho, interrompidos por linhas de água; campos de milho; espigueiros; latadas de uvas morangas; roseiras; hortensias; japoneiras; nespereiras, são todos eles elementos (a par das Arquitecturas) que definem o espaço cosmopolita do Alto-Minho. 
Lembrando as experiências das "Case Study Houses" e transpondo-as criteriosamente do extremo oeste norte americano para o extremo oeste europeu, Luis Coutinho Ramos introduz elementos novos que contrastam com as técnicas construtivas mais próximas e que sintetizam a sua prática profissional mais recente.
Aqui temos 4 casas de planta rectangular, semelhantes na estrutura tipológica e regradas no uso dos materiais (granito na definição da propriedade, lajes em betão, perfis de aço nas caixilharias, nas guardas e no topo das lajes). È na atenção às singularidades do terreno e nas possibilidades de vistas sobre o oceano que as exceções vão surgindo e dão à repetição, variedade.
Simples e eficaz como a nossa boa Arquitectura. 


Projecto do Arquitecto Luis Coutinho Ramos.













Comentários

Mensagens populares deste blogue

Torre do Liceu em Viana do Castelo (1982)

O projecto desta torre de 14 andares para comércio, escritórios e habitação é da autoria do Arq. José Pulido Valente. A corrente brutalista, um dos ramos do movimento moderno e na qual insiro esta obra, explora a clareza dos volumes, a expressão própria dos materias utilizados e a concisão na abordagem dos pormenores. Link para Google Maps

Casa de Ruben A. (1948)

Ver mapa maior
Projecto do Arquitecto João Andresen Link para Google Maps.

Jardim de Infância de Santiago da Barra

Projecto do arquitecto Henrique de Carvalho.

Ver mais em:

Revista Arquitectura Ibérica nº6, Janeiro 2006.

Link para Google Maps