Avançar para o conteúdo principal

Novas instalações dos CTT (1987)






O novo edifício dos serviços postais de Viana do Castelo está implantado junto a uma via de acesso à cidade e numa zona de carácter ainda indefinido mas que aponta para um predominio de vastas áreas ajardinadas, um campus de ensino superior, secundário e preparatório e uma cuidada cooperativa de habitação económica com indíces de densidade relativemente baixos,e cujo eixo ordenador era (até à construção de um novo hotel) de perfil sempre generoso e constante. O terreno disponibilizado para a construção desta estação é longo e paralelo à referida via e desenvolve um gaveto para a praça do Alto-Minho.
A via, de traçado curvo quase imperceptível, traduz no edíficio esta condição através da expressão evidenciada de ligeiro ângulo entre os 2 pisos que por sua vez de revestem de diferentes materiais.
No que toca ao programa, no 1º piso dispõe-se a zona de tratamento do correio e virado à praça a àrea de atendimento ao público de pé direito duplo.
No 2º piso instalam-se os gabinetes admnistrativos e um pequeno auditório aberto sobre o átrio.Este projecto de arquitectura é da autoria dos arquitectos José Amorim e Manuel Maia.

Ver mais em:
Revista Architécti nº7, Dezembro 1990.

Comentários

a fotografia de entrada no blog é muito bonita.....suponho k seja do edificio do fernando távora...beliissimo!!
AM disse…
este texto é dos autores do projecto publicado numa antiga revista architecti, não é!?
Manuel Caló disse…
Caro António Machado, peço que confirme o que está a dizer.
Não tenho o hábito de assinar textos que não são da minha autoria.
O seu comentário magoou-me.

Mensagens populares deste blogue

Torre do Liceu em Viana do Castelo (1982)

O projecto desta torre de 14 andares para comércio, escritórios e habitação é da autoria do Arq. José Pulido Valente. A corrente brutalista, um dos ramos do movimento moderno e na qual insiro esta obra, explora a clareza dos volumes, a expressão própria dos materias utilizados e a concisão na abordagem dos pormenores. Link para Google Maps

Casa de Ruben A. (1948)

Ver mapa maior
Projecto do Arquitecto João Andresen Link para Google Maps.

Jardim de Infância de Santiago da Barra

Projecto do arquitecto Henrique de Carvalho.

Ver mais em:

Revista Arquitectura Ibérica nº6, Janeiro 2006.

Link para Google Maps