Avançar para o conteúdo principal

Casa do Dr. Freitas Rosa (1973)

Em 1973, os arquitectos Magalhães Carneiro e João Serôdio, projectam esta moradia junto à estrada nacional 13 num local sobranceiro em relação à cidade e onde a possibilidade de vistas sobre a foz do rio Lima são determinantes no desenvolvimento do projecto.
O terreno tem um declive acentuado e forma um gaveto apertado. A casa adapta-se ao terreno e tira partido da sua inclinação ao dispor a garagem á cota mais baixa e deixar o piso superior livre possibilitanto o usufruto da paisagem. Ao fragmentar em volumes, a casa adquire uma escala mais miúda. Combina coberturas em telhado com terraços numa procura de um compromisso entre uma tradição construtiva e uma novo discurso formal.A procura de uma síntese entre uma certa tradição construtiva local e o movimento moderno lembra os trabalhos de Josep Coderch. 

Link para Google Maps





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Torre do Liceu em Viana do Castelo (1982)

O projecto desta torre de 14 andares para comércio, escritórios e habitação é da autoria do Arq. José Pulido Valente. A corrente brutalista, um dos ramos do movimento moderno e na qual insiro esta obra, explora a clareza dos volumes, a expressão própria dos materias utilizados e a concisão na abordagem dos pormenores. Link para Google Maps

Casa de Ruben A. (1948)

Ver mapa maior
Projecto do Arquitecto João Andresen Link para Google Maps.

Jardim de Infância de Santiago da Barra

Projecto do arquitecto Henrique de Carvalho.

Ver mais em:

Revista Arquitectura Ibérica nº6, Janeiro 2006.

Link para Google Maps