Avançar para o conteúdo principal

Hospital Regional de Viana do Castelo (1980)

Projecto do Arq.to Raul Chorão Ramalho. Ver mais em: Revista Arquitectura nº125, Agosto 1972. Jornal dos Arquitectos nº170 Link para Google Maps

Comentários

Francisco Vale disse…
Gosto bastante deste projecto...do modo como se vai encaixando no terreno e do seu aspecto final. Mas, acho que a sua maior qualidade é mesmo o interior. Com grandes salas de espera, associados a pátios internos com vegetação pelos quais entra uma luz agradável e serena. Faz-me lembrar a FEp de Viana de Lima, muito mais humano do que a maioria dos buracos que hoje em dia se fazem para enfiar doentes. Como termo de coparação temos o abominável hospital de St.António no Porto.
Tiago disse…
Acho curioso o anteior comentário dizer que este hospital recorda a FEP de Viana de Lima... é que Ana Tostões numa breve biografia de Viana de Lima, no livro "Arquitectura Modrna Portuguesa" diz que o hospital também é de Viana de Lima.. Será?
Manuel Caló disse…
Caro Tiago, desculpe só responder agora mas não tinha reparado no seu comentário.
Eu estou em crer de que ,se é que o Arq. Viana de Lima projectou algum hospital para Viana do Castelo, esse se trata de um projecto não realizado e da década de 60.
Nesse livro da Arq. Ana Tostões vem na biografia de Raul Chorão Ramalho como sendo ele o autor deste hospital. Opinião comum em outras edições como "Portogallo, gli ultimi vent`anni de Nuno Portas e Manuel Mendes, no JA nº170 e na Revista Arquitectura nº125...)
Agradeço muito a sua chamada de atenção e prometo indagar àcerca desse tal projecto de Viana de Lima.
Um abraço

Mensagens populares deste blogue

Torre do Liceu em Viana do Castelo (1982)

O projecto desta torre de 14 andares para comércio, escritórios e habitação é da autoria do Arq. José Pulido Valente. A corrente brutalista, um dos ramos do movimento moderno e na qual insiro esta obra, explora a clareza dos volumes, a expressão própria dos materias utilizados e a concisão na abordagem dos pormenores. Link para Google Maps

Casa de Ruben A. (1948)

Ver mapa maior
Projecto do Arquitecto João Andresen Link para Google Maps.

Jardim de Infância de Santiago da Barra

Projecto do arquitecto Henrique de Carvalho.

Ver mais em:

Revista Arquitectura Ibérica nº6, Janeiro 2006.

Link para Google Maps