Avançar para o conteúdo principal

Torre do Liceu em Viana do Castelo (1982)



  O projecto desta torre de 14 andares para comércio, escritórios e habitação é da autoria do Arq. José Pulido Valente. A corrente brutalista, um dos ramos do movimento moderno e na qual insiro esta obra, explora a clareza dos volumes, a expressão própria dos materias utilizados e a concisão na abordagem dos pormenores. Link para Google Maps

Comentários

André Seixas disse…
Exmº Sr

Sou proprietario e residente do Edificio Torre do Liceu. Considero que em 1982 a cidade de Viana do Castelo não tinha necessidade de espaço para construções em altura, no entanto, faço questão de referir, que o referido edificio, é uma virtude e homenagem ao referido Arquitecto, pois consegui construir um edificio com 14 andares (ao contrario do que o Sr refere) sem ofender a Arquitectura paisagistica da minha Cidade Natal, com apartamentos divinais e prever situações que muitos Arquitectos ainda hoje esqueçem.
Luis Anaquim disse…
Carissimos, a Torre do Liceu ainda hoje é um exemplo e um modelo de construção exemplar.
Apesar dos gostos serem discutiveis, a sua construção já previa uma visão futurista do Arqº pelo que para que o seu explendor continue a impôr-se na cidade de Viana apenas necessita de alguns retoques na sua manutenção.
A propósito, sou habitante deste prédio desde Setembro de 2011.
Luis disse…
Simplesmente genial. Kudos ao Pulido!

Mensagens populares deste blogue

Casa de Ruben A. (1948)

Ver mapa maior
Projecto do Arquitecto João Andresen Link para Google Maps.

Jardim de Infância de Santiago da Barra

Projecto do arquitecto Henrique de Carvalho.

Ver mais em:

Revista Arquitectura Ibérica nº6, Janeiro 2006.

Link para Google Maps