Avançar para o conteúdo principal

Edifício da Electro-Minho (1939)

Este edifício de habitação e comércio fica situado dentro do perímetro muralhado tardo-medieval, no cruzamento dos eixos Rua Grande/Rua de S. Pedro e a Rua Aurora do Lima. A resolução do alçado traduz a ideia de que este se poderia prolongar indefinidamente sugerindo uma leitura perspectica nova dentro da estrutura medieval e dando a percepção de pontos de fuga a partir do exterior.
A alternância cromática e horizontalidade das linhas imprimem uma certa dinâmica na resolução do gaveto. Simultaneamente a introdução de elementos recorrentes no movimento moderno (palas, horizontalidade da fenestração) põem em evidência o desenho dos contornos gerando sombras bem marcadas e que aparentam diferentes profundidades nos planos que compõem a fachada.
Ver mais em: CALDAS, João Vieira e GOMES, Paulo Varela Viana do Castelo editorial Presença; Lisboa; 1990.


Comentários

ARq. disse…
é muito bom...ja ha muito k ando d olho neste edificio!! até ja la passei ko o pessoal da faup
Pedro Varela disse…
tb eu! potente!
Já não se fazem coisas assim...
Anónimo disse…
Electro-Minho grande empresa com grande tradição sem duvida uma das maiores e mais antigas empresas de Viana! já com grande edificio para a altura!:)
AM disse…
estava a espera deste
tenho o livro
agora fico a conhecer mais umas fotos
mt obg

Mensagens populares deste blogue

Torre do Liceu em Viana do Castelo (1982)

O projecto desta torre de 14 andares para comércio, escritórios e habitação é da autoria do Arq. José Pulido Valente. A corrente brutalista, um dos ramos do movimento moderno e na qual insiro esta obra, explora a clareza dos volumes, a expressão própria dos materias utilizados e a concisão na abordagem dos pormenores. Link para Google Maps

Casa de Ruben A. (1948)

Ver mapa maior
Projecto do Arquitecto João Andresen Link para Google Maps.

Jardim de Infância de Santiago da Barra

Projecto do arquitecto Henrique de Carvalho.

Ver mais em:

Revista Arquitectura Ibérica nº6, Janeiro 2006.

Link para Google Maps